sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

PRESIDENTE DA REPÚBLICA EXIGE EXPLICAÇÃO SOBRE FALHA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO ESTRATÉGICO DE ESTADO


O presidente da república, José Mário Vaz, presidiu, esta sexta-feira (05), a sessão especial do conselho de ministro para “pedir esclarecimento” sobre a falta de comunicação no Serviço de Informações de Segurança (SIS) que provocou tumultos, esta quinta-feira, e que teve intervenção da força de segurança

A reunião presidida pelo presidente da república durou um pouco mais de duas horas e foi decidida a necessidade de reforçar o Serviço de Informação de Segurança e o conselho de ministros com a proposta do presidente José Mário Vaz, nomeou interinamente Alfredo Vaz, para exercer as funções do director geral do Serviço de Informação de Estado, que se encontra ausente do país devido a problemas de saúde.

Numa declaração á imprensa, depois do conselho de ministros, o porta-voz do governo, Fernando Vaz, garante que a situação que provocou trocas de informações e de desacatos por parte dos funcionários, esta quinta-feira (04), e que teve intervenção das forças de segurança, já está controlada.

“A situação do SIS está e nunca esteve fora do controle. Foi uma situação de falha de comunicação o que é absolutamente normal acontecer no aparelho de Estado. Vamos desdramatizar esta situação que tem preocupado interna e externamente, portanto, a situação é de acalmia total, de paz, da segurança e da estabilidade”, explica Fernando Vaz que também é ministro do turismo.

Entretanto, o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, questionado pela imprensa se tomará medidas contra o ministro de Estado e de Interior sobre o assunto, recusa fazer quaisquer comentários.

Ainda sobre o conselho de ministros, foi decidida a necessidade de nomeação de dois directores gerais do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

Depois de presidir a sessão espacial do conselho de ministros o presidente da República não prestou nenhuma declaração á imprensa. Á sua saída a reunião prolongou-se por mais uma hora.

O presidente da república presidiu a sessão especial do conselho de ministros por imperativos de “urgência e de conveniência” política.

Esta é a segunda vez que o presidente da república preside o conselho de ministros, a primeira vez foi a 23 de Dezembro de 2016.

O presidente tem estes poderes ao abrigo das prorrogativas constitucionais estabelecidas na Constituição da República.

A reunião extraordinária do conselho de ministros teve lugar no momento em os ânimos políticos continuam exaltados em relação ao roteiro proposto pelo presidente da república que intenciona demitir o governo de Umaro Sissoco Embalo e a polémica sobre a suspensão do presidente da Camara Municipal de Bissau, Baltazar Cardoso.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolamnsi com Conosaba do Porto
Imagem: Cortesia o Democrata


Sem comentários:

Enviar um comentário