sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CARTA ABERTA' AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA´- A.VERA CRUZ



Carta Aberta
Ao Exmo.
Senhor Presidente da República
José Mário Vaz

O contexto político em que o país depara, neste momento, é dos mais caricatos em toda a nossa história democrática, porque alguém conduziu os cenários políticos para que chegássemos a esse ponto. Um ponto ridículo, quer para um cidadão comum como eu, que fará para um Presidente da República que devia exercer o seu poder de influência para equilibrar a balança quando essa pesa mais para o lado que não vá ao encontro das regras básicas da sociedade.

Ou seja, o país está a viver um momento particular da sua democracia, ora vejamos:

·         O PAIGC foi impedido de realizar o seu congresso, pela primeira vez. As forças de segurança invadiram a sua sede, usando a violência para expulsar os seus delegados ao IX Congresso, mas graças a audácia de alguns dos seus dirigentes e uma boa diplomacia, acabou por organizar aquilo que os militantes chamaram de congresso histórico;

·         A nomeação de um primeiro-ministro que, pela primeira vez, ninguém quer fazer parte do seu Governo;

·         As sanções impostas pela CEDEAO às individualidades da vida política guineense, pela primeira vez, os políticos guineenses recebem sanções internacionais.

Além disso, Senhor Presidente, nome do seu filho está na lista dos sancionados pela CEDEAO; nome do seu Conselheiro Principal está na lista dos sancionados; os seus Ministros – ministros do Governo que Senhor Presidente disse que era Governo dos melhores filhos da Guiné – dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, da Energia e Indústria; do Comercio e Artesanato, e da Saúde Pública estão na lista dos sancionados; os seus dois Procuradores Gerais da República estão na lista dos sancionados; o Secretário-Geral do partido que apoia a sua política está na lista; o Líder da Bancada Parlamentar do partido que seguiu as suas orientações políticas ao longo desses dois anos e meio da crise está também na lista dos sancionados pela CEDEAO.
Senhor Presidente, com muito pesar digo, que o seu nome não consta na lista por uma mera questão diplomática, por outras palavras diria, o seu nome não está na lista dos sancionados pela CEDEAO, porque apesar de tudo, o Senhor é ainda o Presidente da República da Guiné-Bissau, sancionar um presidente da república é como se fosse sancionar o país, diplomaticamente falando.

Contudo, o Senhor Presidente podia ainda jogar uma boa cartada, aquilo que eu chamaria de “postura de elegância”. Isso significa o quê? É simples! Renuncie do seu cargo. Por favor! Por uma questão de HONRA.
Com os meus melhores cumprimentos.

Bissau, 09 de Fevereiro de 2018
Abdelaziz Vera Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário