sábado, 10 de março de 2018

«AUDITORIA» PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA GUINÉ-BISSAU DENUNCIA IRREGULARIDADES FINANCEIRAS EM NOVE EMPRESAS PÚBLICAS

João Aladje Mamadú Fadia & Dionísio Cabi 

Bissau, 10 Mar 18 (ANG) – O Presidente do Tribunal de Contas disse haver “irregularidades” em algumas empresas públicas auditadas. 

Dionísio Cabi fez estas afirmações no acto de entrega, esta sexta-feira, dos relatórios finais das auditorias financeiras de nove instituições e empresas de capitais públicos nomeadamente a Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), Administração dos Portos da Guiné (APGB), Instituto de Segurança Social (INSS), Autoridade Reguladora Nacional (ARN), Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau (AACGB) Fundo de Conservação Rodoviária, GUINÉ-TEl, GUINÉ TELECOM e gastos militares.

Cabi não revelou entretanto as irregularidades cometidas pelas empresas visadas.

Disse que a sua instituição ainda prevé a entrega de relatórios de cerca de outras 12 empresas até 2019, afirmando que o referido documento serve para ajudar no saneamento financeiro como elemento fundamental da vida económica do país.

Questionado sobre se o documento não está ameaçado devido ao alto nível de corrupção existente no país respondeu que haverá mais conclusões porque a equipa está preocupada com a saúde financeira do país, o que determina o bem estar social e político de uma nação.

Dionísio Cabi referiu que recebeu uma solicitação do Ministério das Finanças em colaboração com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial para elaboração do documento ora entregue. 

Revelou ainda que a auditoria das nove empresas teve duração de dois meses e serão entregues ao Ministério Público brevemente. 

Segundo o ministro cessante das Finanças, João Aladje Mamadú Fadia trata-se da primeira vez que o país realiza auditoria nas instituições públicas, com total isenção e imparcialidade.

Sublinhou que a partir deste relatório vão fazer as instituições que gerem o que é de todos cumprir a prestação de contas. 

Conosaba/ANG/JD/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário